sábado, 1 de abril de 2017

Tristeza ou depressão?

Muitas pessoas me perguntam se estão deprimidas por que estão tristes. Na verdade a tristeza é uma das emoções básicas do indivíduo e se for situacional e transitóriaé normal e até fisiológica. Aliás, a tristeza é salutar para a nossa evolução como um todo; entretanto, essa tristeza pode tornar-se depressão se persistir por longo período e for sentida na maior parte do dia, causando prejuízo no funcionamento global do indivíduo. O luto é um exemplo de tristeza situacional e transitória, mas pode tornar-se depressão. O luto normal é caracterizado por três etapas, negação, adaptação e aceitação. Vale ressaltar que o luto não envolve apenas a perda de pessoas, mas também as perdas pessoais relacionadas à saúde ou de suas capacidades funcionais.

Outra forma de identificar se o estado de tristeza transformou-se em depressão é observar a desesperança. Indivíduos apenas tristes, mas não deprimido não perdem a capacidade de acreditar no futuro e na sua melhora. Não deixam de acreditar em si mesmos. Vale ressaltar que algumas variações de humor são absolutamente normais na medida em que nenhuma pessoa é tão linear nas suas expressões emocionais. Aliás um indivíduo que não fica triste não é considerado normal. Quando de percebe a depressão é momento de procurar um psiquiatra.

Um comentário:

  1. Boa noite. Passei por isso por um período de um ano e dois meses, quando Deus levou meu pai, foi um choque, fiquei sem chão, o mundo desabou sobre mim, foram dias difíceis,onde achava que não iria conseguir viver mais.E hoje com muita alegria, na minha consulta,vou deixar de tomar a medicação, agradeço primeiramente a Deus, por ter colocado em meu caminho esse anjo chamada doutora Vanessa, uma pessoa iluminada que não só pela medicação, mas com palavras lindas que escutei em todas as consultas que tive com ela. Venho aqui registrar o meu carinho. E dizer a todas as pessoas que estão passando por isso, que não desista,acredite em vc,tenha fé. Eu não desisti, confesso que várias vezes pensei em desisti, mas a fé que eu tenho dizia que eu ia conseguir vencer mas essa etapa.Tenha fé e diga para vc mesma eu vou conseguir. Procurava sempre manter minha mente em harmonia,filtre coisas boas. Neste caminho chamado vida, estamos sempre aprendendo e ensinando. Vamos nos amar mais e ter fé sempre. Pois Deus está sempre conosco.

    ResponderExcluir