sábado, 1 de abril de 2017

Depressão

Durante os anos como psiquiatra acumulei muita experiência na área e não temo em dizer que a depressão vai muito mais além do que verdades científicas absolutas. O que eu estou querendo dizer é que a depressão é muito mais complexa do que gostaríamos que fosse. Posso dizer que as informações acerca da depressão são inúmeras, mas as verdades absolutas em relação a ela muito raras. Ao meu ver as informações devem se complementar e não ser excludentes. Sem duvida as causas da depressão são diversas, mas não só bioquímica, genética, psicológica e/ ou ambiental. Existem outra fatores que podem causá-la e vejo isso no consultório de forma sistemática.

 A grande verdade da depressão ao meu ver é que o sofrimento psíquico é muitas vezes imensurável de tão doloroso e incapacitante e o grande objetivo deve ser  sempre combater essa tristeza e readquirir a esperança. Pensando por esse prisma podemos utilizar todas as informações em relação a ela para poder ajudar de fato o paciente e não tentar apenas enquadra-lo em quadros depressivos exatamente como estão escritos na literatura científica, como se tivesse um protocolo estabelecido.

A experiência ao longo desses anos foram cruciais para o acúmulo de informações sobre a depressão é elas só vem a somar para que cada paciente de um forma individualizada receba um plano terapêutico realmente eficaz. A depressão de fato se apresenta de forma muito distinta e quanto mais informações em relação a ela e menos verdades absolutas levarmos em consideração, mais eficaz será o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário