Em geral inicia no final da adolescência e início da idade adulta. Raramente se apresenta em crianças com 5 ou 10 anos e quando acontece é mais comum em crianças do sexo masculino.
Estressores psicossociais influenciam o curso da doença e é de menor frequência que o transtorno autista.
Na esquizofrenia de início precoce, ou seja, com 5 ou 10 anos, os sintomas iniciam geralmente de forma insidiosa, apesar de que existem relatos de início subido em crianças com bom desempenho escolar anteriormente.
O transtorno de personalidade esquizotípico é um diagnósticos diferencial, mas não tem manifestações psicóticas como na esquizofrenia, como por exemplo, alucinações, delírios e incoerência. No transtorno de personalidade esquizotípico ocorre, como na esquizofrenia, afetividade inapropriada, pensamentos mágicos excessivos, crenças bizarras, isolamento social e ideias de referência e ilusões o que as torna muito semelhantes em alguns casos.
Não existem evidências comprovadas em relação à sua causa. Não há até o momento qualquer marcadores biológicos evidentes. Os estudos genéticos têm; portanto, evidência substancial.
Quando o início da esquizofrenia de início precoce é insidioso, ocorre após afeto inapropriado e comportamento incomum e a criança pode levar meses ou anos para satisfazer critérios diagnósticos. Pode apresentar deterioração no desempenho junto com sintomas psicóticos. Portanto o diagnóstico demora para ser estabelecido. Torna-se por isso necessário que haja um acompanhamento psiquiátrico/psicológico por tempo indeterminado tratando-se a sintomatologia com medicações se necessário e orientando tto multidisciplinar.
Geralmente o tratamento medicamentoso ocorre com antipsicóticos, mas é necessária uma programação educacional individualizada e intervenções para habilidades sociais de forma concomitante. O tratamento deve ser multidisciplinar como já mencionado para que haja um melhor prognóstico.
Psicoterapia intensiva e de apoio ao longo prazo combinada a farmacoterapia é a abordagem ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário